Ferramenta interativa dissemina empreendedorismo entre jovens
Para quem participou do Desafio Sebrae ao longo dos últimos 13 anos, é consenso considerar a iniciativa como uma ferramenta importante para disseminação do empreendedorismo entre os estudantes universitários. Agora, eles poderão encarar outro desafio. Já está no ar o site do Desafio Universitário Empreendedor, que busca desenvolver as capacidades empreendedoras de quem está se preparando para entrar no mercado de trabalho.
São jogos gratuitos na internet, cursos – muitos deles sem custos –, disciplina que ensina conceitos de empreendedorismo dentro da universidade e bate-papo com especialistas, que irão passar noções de marketing, fluxo de caixa,recursos humanos e liderança.
A ferramenta apresenta um ambiente lúdico, dinâmico e desafiador, com soluções educacionais que agregam conhecimentos ao estudante e também desenvolvem habilidades empreendedoras nos participantes, conforme explica o técnico da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae Bahia, Rodrigo Maia. “Dessa forma, o Desafio Universitário propõe a potencializar o desenvolvimento de análise crítica no processo decisório, proporcionando um diferencial do estudante no mercado de trabalho”.
Rodrigo destaca também que, ao acessar o site, o estudante tem a oportunidade de praticar os conhecimentos teóricos apresentados durante a graduação, estimular a participação em eventos relacionados ao universo empreendedor e, através da interdisciplinaridade, promover o desenvolvimento da visão sistêmica dos pequenos negócios.
O Desafio Universitário é estruturado em forma de competição. No site, os estudantes podem se cadastrar gratuitamente e tem acesso a 10 jogos virtuais para aprimorar seus conhecimentos, além de outras atividades que podem ser desenvolvidas em paralelo. Cada uma das ações desenvolvidas pelos alunos gera uma pontuação específica. O que acumular mais pontos é o vencedor.
Com os jogos, é possível juntar até 100 mil pontos. Já o curso de empreendedorismo na própria universidade rende outros 100 mil. Com o Papo de Negócios, uma conferência com especialistas transmitida via web, o aluno pode acumular 20 mil pontos em cada evento – são feitos dois por ano, voltados para o Desafio Universitário Empreendedor.
Os cursos de educação a distância oferecidos pelo Sebrae, com o limite de até 10 em um ano, também podem somar 100 mil pontos. Outras atividades presenciais ofertadas pela instituição, a exemplo do Empretec, não têm limite de pontuação e cada uma tem um valor diferente, por conta de a carga horária e os objetivos diferirem a carga horária e os objetivos não são iguais.
Os três primeiros colocados de cada Estado receberão um smartphone, um kit estudante e um troféu. A final nacional será disputada presencialmente pelos primeiros colocados de cada estado, ou seja, 81 finalistas (três por estado). Os estudantes participarão de atividades em que terão que lidar com situações de convivência, administrar o tempo para cumprir os prazos e tomar decisões gerenciais que definirão o sucesso da empresa.
Os prêmios para os três primeiros lugares nacionais são um tablet, uma viagem internacional de até 10 dias a um centro de referência mundial em empreendedorismo e um troféu. Os vencedores conhecerão universidades, instituições de fomento e empreendimentos locais. O local da final nacional e da viagem-prêmio serão revelados durante a disputa. Na final nacional, a competição será realizada em equipe, formada pelos três finalistas de cada estado
Educação Empreendedora - O técnico do Sebrae, Rodrigo Maia destaca que a educação empreendedora passou a ocupar uma posição estratégica nos campos econômico e social. “Aprender empreendedorismo é fundamental nesse contexto. Por se tratar de uma competição de caráter educacional, o Desafio Universitário concatena com ações de Educação Empreendedora do Sebrae”.
Rodrigo explica ainda que, através do Desafio, o aluno vai se deparar com atividades que vão lhe exigir habilidades e competências diferentes das de uma aula expositiva ou de um estudo de caso, o que facilita o aprendizado. “Há um conjunto de competências envolvidas, normalmente relacionadas aos empreendedores, e que contribuirão para o seu sucesso na atividade empresarial”.
Inicialmente, o Desafio Universitário Empreendedor entrará no ar em uma versão Beta, que está sendo testada e aprimorada e recebendo sugestões e críticas dos participantes. A nova ferramenta substitui o antigo Desafio Sebrae, jogo simulador de negócios que durante 13 anos teve a participação de mais de um milhão de estudantes. A última etapa nacional edição do Desafio Sebrae foi sediada na Bahia e teve uma equipe do Pará como vencedora.